quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Diferenças em Rap e Hip HOP


A internet inegavelmente se reformula a cada dia. Novas fontes de informação são criadas e os relacionamentos deixam diariamente de ser presenciais para sustentar-se na rede. Ao mesmo tempo em que esse meio de comunicação cria muitas hipóteses, o bem e o mau proporcionam a circulação de conteúdos negativos e positivos.
Assim como os Blogs, outra ferramenta bastante interessante para estimular debates criativos nas redes são os fóruns. E seguindo a série de definições de gêneros musicais encontrados no Brasil, o DiversificaSom criou um texto baseado em teóricos desses Fórum. De uma olhada.

Certo dia, um link intitulado Leo Pinheiro fez a seguinte pergunta em um fórum. Quais as diferença entre rap e Hip Hop?

Capa de um dos álbuns do Grupo Facção Central


Segundo comentários de Gatinho Manhoso, a diferença está nos instrumentos usados. “Rap é mais falado e menos tocado, Hip Hop é o contrário, mais instrumental com vocal baixo”, afirma. Ele ainda ressalta que é como a musica eletrônica e a dance, que se diferenciam de forma similar.

Embora contributivo, Manhoso não fala exatamente na fundamentação de ambos, apenas delimita sensitivamente, as disparidades entre os estilos.

Uma outra participante do Fórum, denominada Belzinha escreveu que a diferença é muito pequena em relação aos gêneros. “No Hip Hop não é necessário que se fale prosadamente. Esse ritmo é muito mais alegre e sem rimas”, comenta.

Nem Manhoso nem Belzinha conseguiram definir praticamente onde estaria o ponto de diferenciação entre as duas coisas.

A internet é assim. Lembra que já havia escrito, os bons e os maus escrevendo coisas negativas e positivas. Pois bem. As teorizações acima não chegam a ser negativas, porém o conceito é trabalhado em outras postagens.

Criss afirma que o Hip Hop é um MOVIMENTO CULTURAL, que por sua vez amontoa quatro elementos, (D.J.,M.C.,Break e Graffiti). Já o Rap vem da união de 2 elementos: o D.J. e M.C. Para ela, “Rap é uma música e o Hip Hop um movimento. O Hip Hop só pode existir se tiver os 4 elementos. Então, esquece esse lance de ouvir Hip Hop, dançar Hip Hop”, completa... Essas concepções não existem na visão de Criss. Realmente ela está certa.

Há ainda na internet, quem amplie a visão alheia. É o que faz Gizinha em relação a Criss. Para ela, o “rap é mais agressivo, tem por objetivo criticar as pessoas, o mundo e tudo o que nos rodeia e sobretudo dizer o que pensamos e os nossos sentimentos. sendo o Hip Hop mais alegre e mais de dançante.

Após essas considerações e colocação do Hip Hop como um movimento cultural, pode-se chegar à conclusão de que o Rap é um dos aspectos do primeiro, não algo único e independente. As discussões não param por aqui, pois existem muitas outras percepções sobre o tema e um campo aberto para comentários e críticas no blog. O objetivo deste texto é alavancar discussões importantes e fazer da internet uma ferramenta interessante para troca de informações relevantes. Em breve, novas postagens sobre outros gêneros estarão disponíveis. Fique ligado e mande sua sugestão.


MV Bill contribui com a divulgação do RAP e levou o gênero a
ser conhecido em muitos cantos do país. Atualmente ele faz
parte da novela Teen Malhação e divulga a causa social,
tema que esteve presente em documentários de muito
sucesso realizados por ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário